Cancer de intestino

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Com alta incidência, o câncer colorretal pode ser assintomático e suas vítimas surpreendidas por uma situação difícil. Uma colonoscopia a cada 10 anos evitaria 40% dos casos de câncer colorretal.

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) está desenvolvendo uma campanha voltada a alertar a população sobre a necessidade de prevenção do câncer colorretal em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino. O S.P.A. Saúde apoia a iniciativa e divulga a informação a seus beneficiários reforçando, mais uma vez, que é a prevenção o único caminho para se livrar dessa e de outras doenças.

O presidente da SBCP, Ronaldo Salles, lembra que o câncer de intestino afeta tanto homens quanto mulheres e “o precursor do câncer é o pólipo benigno, que pode ser retirado durante uma colonoscopia [exame que permite analisar o revestimento interno do intestino]“. Segundo ele, o procedimento pode evitar a transformação do pólipo em um tumor.

O médico alerta que toda pessoa acima de 50 anos deve fazer a colonoscopia, independentemente de ter sintomas ou casos de câncer de intestino na família. “A gente encontra pólipos em mais ou menos 20% dos exames feitos”, afirmou. Outras medidas podem auxiliar na prevenção da doença, como ter uma boa alimentação, não fumar, ingerir pouca bebida alcoólica e ter uma boa qualidade de vida. Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, feita no ano passado, eram 15.070 casos novos de câncer de cólon e reto em homens, no Brasil, e 17.530 em mulheres. Esses valores correspondem, segundo o Inca, a um risco estimado de 15,44 casos novos a cada 100 mil homens e 17,24 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Fonte: Saúde Plena. Informe Especial do Hospital Felício Rocho – Instituto de Oncologia

Gostou? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Mais conteúdo para você

Informações sobre sua saúde e a radiologia

WK Diagnose

Uma rede de diagnóstico por imagem que busca oferecer, para Você, o melhor.

3 unidades Pindamonhangaba, Taubaté e Campos do Jordão.

Agende o seu exame.

Aviso Importante

Não fazemos quaisquer cobranças (PIX ou qualquer outro tipo de transferência) que não sejam aquelas presencialmente na clínica. Evite Golpes.

Aviso Importante

Não fazemos quaisquer cobranças (PIX ou qualquer outro tipo de transferência) que não sejam aquelas presencialmente na clínica. Evite Golpes.

Agendamento via Whatsapp

Unidade Pindamonhangaba

Unidade Taubaté

Unidade Campos do Jordão