Nossos ossos são estruturas formadas por tecido ósseo, onde se encontram o cálcio, fibras de colágeno e proteoglicanas. Esses se unem a outros por articulações para formar o esqueleto do corpo.Esse sistema esquelético tem como função a sustentação dos tecidos moles, proteção de órgãos, mobilidade, produção de células do sangue e reserva de energia. A estrutura óssea do corpo humano possui 206 ossos. A falta de cálcio, nutrientes, fibras e outros elementos, pode causar algumas doenças que afetem os ossos, causando problemas em articulações e na mobilidade. Veja abaixo algumas doenças mais comuns dos ossos e como se prevenir.

Osteoporose

A osteoporose é uma condição de enfraquecimento dos ossos causado por problemas na produção de hormônios, baixa exposição à luz solar, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, doenças reumatológicas e até histórico familiar. O enfraquecimento dá-se pela falta de complexos minerais nos ossos. Como o esqueleto tem 90% da sua formação concluída até os 20 anos, o cuidado deve ser tomado ainda na infância, obtendo o maior consumo de cálcio, mineiras e vitaminas. O tratamento tem o objetivo de evitar a fratura dos ossos, diminuir as dores e manter a função do esqueleto.

.

Osteopenia

A diminuição da massa óssea pode causar a osteopenia e se não for tratada rapidamente, pode evoluir para a osteoporose. Essa condição não apresenta dor nem sintomas, por isso o perigo constante. Suas causa possuem o contrário da osteoporose como a alta exposição ao sol e a idade avançada. O tabagismo, alcoolismo e desnutrição também pode causar a osteopenia. Para o tratamento é indicado a prática de exercício físico, fisioterapia e o consumo de cálcio.

.

Reumatismo

Caracteriza doenças das articulações, músculos, ligamentos e tendões. Geralmente aparece em pessoas mais velhas e provocam dor, deformações e limitações de movimentos. Há a possibilidade de que o reumatismo apareça em órgãos internos, como coração e rins. O termo reumatismo pode caracterizar quase 300 doenças, incluindo a artrite reumatoide e artrite. Para cada doença há uma causa e um tipo de tratamento.

.

Tumor Ósseo

É um tipo de câncer que pode atingir qualquer osso do corpo. Geralmente afeta os ossos longos dos braços e coxas, coluna e bacia. Raramente esse câncer causa a morte, ainda assim podem ser perigosos e necessitam de um tratamento pesado. A complicação pode aparecer se os tumores malignos, cancerígenos, se espalharem pelo corpo. A medicina ainda não provou qual a causa principal da doença, mas acredita-se que acontece com um erro no DNA das células.

.

Lordose

A lordose é o nome que se dá à curvatura excessiva na coluna espinhal, sendo a curva para dentro. Não são motivos de muita preocupação caso a curvatura seja flexível. Se for fixa é necessário o atendimento médico e tratamento especializado. Os médicos indicados para o tratamento são: clínico geral, reumatologista e ortopedista. O resultado para a confirmação da doença vem através de radiografias, porém, podem ser solicitados outros exames.

.

A recomendação para todas doenças dos ossos é o consumo de cálcio, vitaminas e minerais, a prática de exercícios físicos, banho de sol moderado e cuidado com sobrepeso. Procure manter sempre a postura corporal ideal para cada situação.
Caso haja suspeita de alguma dessas doenças, peça ao seu médico os exames necessários e nunca pratique a auto-medicação.