Ultrassom

É um exame que, através do uso de ondas de som, é capaz de gerar imagens dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo. O ultrassom é utilizado principalmente em diagnósticos para acompanhamento de doenças, além de ser usado em alguns procedimentos cirúrgicos especializados.

Saiba como se preparar para o exame de ultrassom

Preparação para o exame: • Fazer jejum absoluto de 8 horas; • Tomar 60 gotas de luftal de 6 em 6 horas a partir das 18h do dia anterior ao exame;

 

Para Obstétrico (até primeiro trimestre) e Translucência Nucal; • Tomar 5 copos de água 40min antes do exame.

Para ultrassom de mama, tireóide, articulações, bolsa escrotal, glândulas salivares, olhos, tórax, transcraniana, doppler colorido de carótidas, membros inferiores e Obstétrico (após primeiro trimestre), não é necessário preparação prévia.

Cuidados: Biópsia de próstata • É normal um leve sangramento de 2 a 3 dias após o exame. Se permanecer ou for abundante, ou ainda sentir tonturas ou febre, dirija-se a um pronto-socorro; • Tomar os comprimidos restantes do exame de 12 em 12 horas; • Não tomar anagésicos que contanham ácido acetil salicílico (aas, aspirina, etc); • Evite fazer esforço físico até 3 dias após o exame.

O melhor jeito de explicar seu funcionamento é através da demonstração com a água. Ao tocar na água, geramos um movimento em ondas que se move em todas as direções. De forma semelhante isso acontece com as ondas de som. Mas se essa onda encontra um obstáculo em seu movimento, ela é refletida de volta. Todo esse movimento de ir e vir das ondas servem para mostrar onde estão os obstáculos no caminho. O ultrassom funciona de forma parecida, interpretando as ondas que são refletidas de volta e transformando em imagens.

É como o sonar dos submarinos e dos golfinhos. Ao emitir uma onda sonora, o tempo que leva para ela ser refletida de volta pelo ambiente e a forma como ela retorna geram informações que podem ser traduzidas como imagens do que está à frente. No caso do exame com ultrassom, a onda sonora de alta freqüência é refletida de volta pelos órgãos internos, tecidos e fluidos do nosso corpo e depois de interpretadas pelo computador são mostradas em forma de imagem em um monitor.

É uma forma de exames por imagem e não oferece nenhum risco a sua saúde. Nem gera nenhum desconforto a não ser o geladinho do gel deslizante, e que descobre informações importantes aos médicos.

Lembre-se que em todos os exames você terá acompanhamento de um atendente especialmente treinado pela WK Diagnose durante todo o tempo.