A Ressonância Magnética é uma das técnicas mais avançadas de diagnóstico por imagem da medicina moderna. Por isso a WK Diagnose fez esse alto investimento, trazendo essa possibilidade para a população da nossa região, sendo a primeira clínica com equipamento de grande sensibilidade e resolução com tecnologia Alto-Campo 1.5 Tesla.

Como Funciona?resso2

Nosso corpo é formado por bilhões de átomos, que são como pequenos tijolos que formam todas as coisas. Estes átomos estão em constante movimento, e, para serem “vistos” pelo aparelho de ressonância, precisam ser organizados por um grande imã.
É como o centro de uma grande cidade, cheio de gente andando para todos os lados. Se todos estiverem andando para o mesmo lado e em filas fica muito mais fácil de se encontrar alguém, não é?

Saiba como se preparar para o exame e quais os cuidados necessários.

Preparação para o exame: • Jejum de 3 a 6 horas de acordo com o exame; • Não usar jóias, relógios, ou outro objeto metálico no corpo, pois pode causar desconforto e até lesões; • É permitido ao paciente ser acompanhado por uma pessoa da família nos preparativos do exame, mas durante a coleta de imagens o acompanhante deve ficar na sala de controle. Cuidados: • Pessoas com claustrofobia (medo de lugares fechados) e que sofrem de movimentos involuntários poderão receber um anestésico para prevenir que se mexam e impossibilitem o exame; • Pacientes com marca-passo, pinos, válvulas cardíacas, clipes cirúrgicos, implantes metálicos ou grampos de aneurisma não podem fazer o exame; • Não carregar objetos magnéticos como cartões de banco e aparelhos eletronicos para a sala de exame, pois podem ser seriamente danificados pelo campo magnético.

Depois de deixar tudo enfileirado e organizado, o aparelho de ressonância emite ondas de rádio que fazem com que parte dos átomos organizados pelo imã movam-se de uma forma previsível e dê uma resposta aos sensores do aparelho, ressoando quase como um eco. Por isso o exame se chama “ressonância”. O computador recebe esse retorno e traduz isso em imagens de alta resolução do interior do corpo humano. E o melhor, usando campos magnéticos e ondas de rádio que não causam nenhum problema ou desconforto ao paciente durante o exame.

Assista ao vídeo explicativo

Durante todo o exame você terá uma assessoria de um atendente da WK Diagnose que irá lhe orientar e lhe tranqüilizar explicando tudo detalhadamente.

Se você precisa realizar esse exame, marque seu horário com a WK Diagnose. Pra você, o melhor.