Raios X

Primeiramente a melhor maneira de explicar os Raios X é usando o exemplo da luz.
A luz é algo presente no nosso dia-a-dia é através dela que podemos ver o que está a nossa volta.
Veja por exemplo o Sol, ele emite uma luz que ilumina as coisas ao nosso redor e por isso faz com que o nossos olhos sejam capaz de diferenciar os objetos. Quando o Sol se põe ou acaba a luz, nós temos grandes dificuldades de ver. Certo? Logo podemos dizer que a luz é algo fundamental para que possamos ver as coisas, só que isso é tão natural que a gente nem se dá conta da importância dela.
Outra coisa que nós não prestamos muita atenção é para o fato de a luz poder ser refletida, absorvida ou filtrada e que isso pode ser usado para o benefício do homem, assim como que nem todas as luzes podem ser vistas pelos nossos olhos.
Vocês já perceberam que o controle remoto funciona com uma pequena luz invisível ao nosso olhar?

Mas o que tudo isso tem a ver com os nossos exames?
É que os Raios X também são um tipo de luz, um daqueles que não podem ser vistos à olho nu, mas que são captados pelos equipamentos de alta tecnologias da WK Diagnose.
O nosso corpo quando colocado em frente a uma luz comum reage da seguinte forma, absorve parte dela e reflete o restante. Já, no caso dos Raios X, nosso corpo funciona como um filtro que vai modificar esta luz deixando passar Apenas uma imagem, uma espécie de fotografia que popularmente chamam de chapa.

Direcionando este foco de luz e controlando sua intensidade através de alta tecnologia, os médicos adquirem imagens que identificam órgãos e estruturas do corpo, como as mamas, ossos e até arcadas dentárias.

É importante lembrar que todo este processo é controlado e seguro, mas que, assim como o Sol, não deve haver exposição em excesso. Por isso para fazer qualquer exame radiológico é preciso de uma orientação médica e de um corpo clínico que acompanhe todo o processo. Aqui na WK Diagnose, você tem este acompanhamento por um técnico de radiologia durante toda a realização do seu exame.

Assista ao vídeo explicativo de Raio X