Nova técnica pode revolucionar o cenário dos dispositivos controlados pela mente

Pesquisadores podem ter encontrado uma nova técnica menos invasiva com potencial de revolucionar o cenário dos dispositivos controlados pela mente, como braços robóticos e aqueles que auxiliam pessoas com dificuldades motoras a moverem cursores em computadores (que se baseiam na inserção de fios e outros componentes no cérebro humano). Segundo matéria da TecMundo, no estudo, publicado na revista Science, eles utilizaram ultrassom para prever movimentos executados por macacos.

Há muito tempo, a abordagem ajuda na criação de imagens do interior de organismos de pacientes em diversos exames. Por meio do chamado transdutor, pings de ondas sonoras são enviados para o corpo, retornam e indicam os limites entre diferentes tecidos e fluidos. Entretanto, somente há uma década é que cientistas foram capazes de adaptá-la a imagens cerebrais.

Nesse método (chamado de ultrassom funcional), um plano de som amplo e plano toma o lugar de um feixe estreito e mede as mudanças no fluxo sanguíneo, indicando neurônios ativos e trazendo resultados mais precisos que os apresentados pela ressonância magnética funcional. Portanto, a aplicação inédita é surpreendente.

A novidade seria capaz de ler regiões profundas do cérebro sem penetrar no tecido.

Os cientistas explicam que guiar um braço robótico ainda é uma possibilidade, desde que um computador direcione rapidamente os movimentos a partir da sugestão do usuário. E mesmo com os poréns, muitos pacientes prefeririam ultrassom funcional em vez de outras cirurgias.

Saiba mais: http://bit.ly/ultrassomnovidades

Sobre a WK

A clínica WK Diagnose, com unidades em Pindamonhangaba, Taubaté e Campos do Jordão, tem como objetivo atender à demanda em serviços de diagnóstico por imagem.

A WK foi pioneira na região na instalação de equipamentos de Tomografia Computadorizada e Mamografia, aparelhos de precisão e tecnologia de ponta foram diferenciais na qualidade das imagens de diagnóstico na região.

A clínica entrega os resultados com menor prazo do mercado após o exame, já que utiliza um software desenvolvido especificamente para a clínica de diagnóstico médico. Agora, a WK também entrega os laudos pela internet, no site (wkdiagnose.com.br). Basta acessar “Entrega de Resultados”.

Trabalhamos sempre com foco no cliente, e com o que podemos oferecer de melhor em prestação de serviços de diagnóstico por imagem através de inovação em tecnologia e contínua capacitação e treinamento dos colaboradores.

Atualmente todas as unidades realizam os exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassom, Mamografia, Densitometria Óssea e Raios-x. 

 

Nossas Unidades

WK Pindamonhangaba: Rua Major José dos Santos Moreira, 305, Centro. Telefone: (12) 3644 1500/ WhatsApp: (12) 9 9189- 0175/

WK Taubaté: Rua Francisco de Barros, 214, Centro. Telefone: (12) 3625 9322/ WhatsApp: (12) 99702-8814

WK Campos do Jordão: Rua Inácio Caetano, 480, 1º Andar, Vila Abernéssia. Telefone: (12) 3662-5253/ WhatsApp: (12) 99734-2287

Exame de imagem em crianças e adolescentes: somente quando necessário

Entenda seu exame na WK: Translucência Nucal