Todo atleta está suscetível a sofrer lesões, que podem ser mais leves ou mais graves. Sempre que ocorrem, causam desânimo, já que o tratamento costuma ser longo e impede que o esportista pratique normalmente suas atividades. O atleta está mais exposto já que treina com uma frequência muito maior, porém qualquer pessoa que pratica atividade física pode sofrer uma lesão.

Lesões mais comuns no esporte

– Entorse: é um movimento anormal de uma articulação, resultando em lesões dos ligamentos. Também conhecido como “torção”.

– Contusão: é um trauma ou uma batida, em qualquer parte do corpo, que provoca uma compressão.

– Luxação: também conhecida como “desencaixe”. É o deslocamento anormal das superfícies de contato da articulação com os ossos.

– Fratura: é a perda da continuidade de um osso, que pode apresentar desvio ou não.

– Distensão ou estiramento: ocorre quando as fibras musculares alongam-se além do seu comprimento normal.

– Câimbra: é a contração involuntária e dolorosa do músculo.

– Tendinite: é a inflamação do tendão.

Os músculos mais frequentemente acometidos nessas lesões nos esportes são do membro inferior: músculos adutores da coxa (futebol), músculos das regiões anterior da coxa (futebol) e posterior da coxa, ou ísquio-tibiais (futebol e atletismo, entre outros), e músculos da região posterior da perna, ou panturrilha (tênis, futebol, corrida, squash).

Principais causas de lesões

As lesões esportivas podem ocorrer devido a diversos fatores, tais como super treinamento (treinamento exagerado ou excessivo), uso de calçados inadequados, superfície inadequada de treinamento, alimentação inadequada e falta de hidratação.

Diagnóstico por imagem no auxílio do tratamento

Os exames de diagnóstico por imagem, assim como os radiologistas especialistas em músculo-esqueléticos podem contribuir com a medicina esportiva através dos exames por imagem, auxiliando os atletas no momento de uma lesão e também ao longo do tratamento.

Alguns fatores que merecem atenção em caso de lesão: dores osteoarticulares ou musculares por tempo prolongado decorrentes de trauma, que impeça a pessoa de exercer suas atividades normais. É preciso, nesses casos, buscar auxílio médico imediatamente, em busca de esclarecimentos por imagem.

A ressonância magnética e a ultrassonografia são os exames mais utilizados para se determinar com precisão a graduação e a extensão das lesões musculares.

As informações colhidas nos resultados dos exames são fundamentais para que ortopedista que acompanha o atleta decida pelo tipo de tratamento adequado e estime o tempo de retorno às atividades esportivas, que pode variar muito dependendo do caso.

Os exames de imagem, portanto, são fundamentais não apenas para fazer o diagnóstico inicial, mas também para definir o tipo de tratamento a ser adotado, podendo contribuir decisivamente para a saúde dos atletas.

A WK Diagnose investe constantemente em tecnologia, capacitação médica e atendimento diferenciado para atender com agilidade e qualidade nossos pacientes. Para o auxílio nas lesões desportivas, oferecemos os seguintes exames: Ressonância Magnética, Ultrassom, Raio X e Tomografia Computadorizada .

Sobre a WK

A clínica WK RADIOLOGIA, com unidades em Pindamonhangaba e Taubaté, tem como objetivo atender à demanda em serviços de diagnóstico por imagem.

A WK foi pioneira na instalação de equipamentos de Tomografia Computadorizada e Mamografia, aparelhos importados cuja precisão e tecnologia de ponta foram diferenciais na qualidade das imagens de diagnóstico na região.

A clínica entrega os resultados logo após o exame, já que utiliza um software desenvolvido especificamente para a clínica de diagnóstico médico.

Trabalhamos sempre com foco no cliente, e com o que podemos oferecer de melhor em prestação de serviços de diagnóstico por imagem através de inovação em tecnologia e contínua capacitação e treinamento dos colaboradores.

Exames de diagnóstico por imagem realizados pela WK: Densitometria óssea, Ultrassom com doppler colorido, Mamografia, Radiologia Geral, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia Geral e Intervencionista e Ultrassonografia simples.

Nossas Unidades

Pindamonhangaba: Rua Major. José dos Santos Moreira, 305, Centro. Telefone: (12) 3644 1500

Taubaté: Rua Francisco de Barros, 214, Centro. Telefone: (12) 3625 9322